Curso de Fotografia

Lido

Curso de

Fotografia Básica

Da câmara escura ao pixel

 

O curso

Esse curso se destina a todos que têm interesse de entender os conceitos por trás de uma boa fotografia. Conhecendo os princípios da fotografia o participante do curso será capaz de dominar sua câmera entendendo de forma prática e empolgante tudo aquilo que o manual quer dizer, desse modo o, cada um será capaz de produzir fotografias ainda melhores.

Objetivo   

     Capacitar os alunos para o uso de câmeras digitais e/ou analógicas, através da compreensão da câmera escura, composição e iluminação, com o intuito de desenvolver e promover seu olhar e sua sensibilidade para a expressão visual.

Programa

     Aulas que combinam teoria (técnica) e prática, com exercícios desenvolvidos em sala para melhor assimilação dos conceitos técnicos, exercícios para serem feitos em casa e passeios fotográficos para desenvolvimento do olhar e produção dirigida.

 

Conteúdo

* Câmara Escura  –  Origens, funcionamento, experiência envolvendo aparato da câmera escura

* Tipos de Câmeras fotográfica

* Controle da luz  –  exposição — explicar o conceito de exposição; fotômetro – modos de medição; ISO; diafragma – profundidade de campo; obturador – congelar/borrar a imagem; compensação

* Composição  –  Escolha do ponto de vista: distância focal (tipos de lente, distorção, profundidade de campo); Composição na lateralidade: regra dos terços, compensação de massas;

* Verticalidade  –  escolha do ponto de vista (câmera alta, baixa ou no eixo); Paralelismo: linha horizontal paralela ao quadro ou “torta”

* Iluminação  –  Cor da luz: balanço de branco, filtros;

* Qualidade da luz  –  luz dura, luz suave; Direção da luz; contraste / sombras.

Público-alvo  –  Fotógrafos amadores e entusiastas da fotografia; além de pessoas interessadas em melhorar seus registros fotográficos.

Pré-Requisitos  –  Possuir algum dispositivo de captura de imagem (câmera analógica, digital compacta ou mesmo celular). Ter disposição e interesse.

Investimento e carga horária  –  Serão 10 encontros com duração de 2 horas cada totalizando 20 horas/aula. Desses 10 encontros, uma parte será destinada para “saída fotográfica” em local a ser combinado com a turma para que todos possam botar em prática os conceitos vistos, além de explorarem toda a criatividade. O investimento do curso é de R$ 300,00.

Realização  –  As aulas serão na sala de cursos da Associação (Anexo I) e ministradas por Luis Siqueira, Fotógrafo e Artista Gráfico. Confira aqui o portfólio

 
 


 
 

 
 

Anterior

Feliz dia do Homem

Próximo

Dia dos Pais premiado!!!

Visualizados por último

Astremg 35 Anos!

Dia 12 de abril de 2024 a ASTREMG completa 35 anos! É com muita alegria que

Astremg 35 Anos

Dia 12 de abril de 2024 a ASTREMG completa 35 anos! É com muita alegria que